quinta-feira, 1 de março de 2012

Quantidade certa de ultrassons

     Muitas pessoas falam que não é bom fazer muitos exames de ultrassons, hoje o médico no programa Bem Estar da TV Globo falou que esse tipo de exame pode ser realizado várias vezes pois não tem radação, não há problemas para a mãe e o bebê. Estou querendo desmistificar tudo que me falam, não que deseje fazer mais de três ultrassons mas acho importante saber o que é mais certo. Segundo o médico, o ator Tom Cruise chegou ao absurdo de comprar um apareho para fazer o exame em casa. Acho que sem exageros este exame serve para tirar a ansiedade da mãe. Apesar que para cada exame deste eu vou com o coração na mão, porque ele sempre verifica se há alguma coisa errada com o bebê.
     A matéria foi divulgada no site do programa e agora eu a reproduzo na íntegra:

Ultrassom
No caso do ultrassom, mulheres grávidas devem fazer no mínimo três ao longo dos nove meses. No primeiro trimestre (por volta da 13ª semana), o exame serve para ver sinais físicos de doenças cromossômicas no feto, como a síndrome de Down. A partir da 22ª semana, verifica possíveis malformações e, a partir da 28ª, vê sinais de doenças cardíacas.
De acordo com José Bento, a mulher só sente a criança se mexer por volta do quarto mês, e o ultrassom ajuda a tranquilizá-la de que está tudo bem. Para saber o sexo do bebê, é preciso esperar o mesmo tempo, em geral. E comer alimentos mais doces antes do exame pode deixar o neném mais agitado e facilitar a visualização do órgão genital.
José Bento também falou sobre a ecocardiografia, um exame que ajuda a avaliar o coração da criança no útero da mãe.
Tomar água antes do ultrassom ajuda a distender a bexiga e o abdômen. Uma boa dica é começar a beber o líquido ainda em casa, para esperar menos no laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário